Os recursos da Temporada 2018 são da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e de Educação e co-patrocínio do Grupo Pizzinatto.
Violoncelista de 18 anos e detentor de seis prêmios no Brasil e no exterior, Luiz Fernando Venturelli é o solista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) em 1º de setembro, sábado, que tem ainda como convidado o maestro Edilson Ventureli, regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis. As apresentações gratuitas são no Teatro do Engenho, às 17h30 e 20h. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).
O programa traz “Zigeunerweisen, op.20”, obra de 1878 do espanhol Pablo de Sarasate, originalmente escrita para violino e orquestra e cuja transcrição para violoncelo é de Hans Jensen. Ela tem como base temas do povo cigano e os ritmos das csárdás húngaras. Do austríaco Joseph Haydn, a OSP interpreta “Concerto no.1 em dó maior para violoncelo e orquestra”, peça em três movimentos composta entre 1761 e 1765, e que contém referências ao espírito barroco. Composição de 1900 em quatro movimentos, a “Sinfonia no.1, op.8, em mi bemol maior” encerra a apresentação. A peça é de autoria do russo Reinhold Glière.
Este é o sétimo concerto da Temporada 2018 da OSP, que já recebeu os regentes convidados Erica Hindrikson e Thiago Tavares. Atuaram como solistas o pianista Marcelo Bratke, o multi-instrumentista André Mehmari, a violinista Elisa Fukuda e o tenor Jean William. Em julho, a Orquestra se apresentou no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Ainda em setembro, no dia 29, a OSP retorna ao Teatro do Engenho e, sob regência de Jamil Maluf, se apresenta com o violinista norte-americano William Hagen, de 25 anos, vencedor do Queen Elisabeth Competition, um dos concursos de maior prestígio da música clássica.
SERVIÇO– Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 1º de setembro, às 17h30 e às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (avenida Doutor Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos nos dias 29, 30 e 31, das 15h às 18h. A cota remanescente, se houver, será distribuída a quem estiver na fila de espera, antes dos concertos. Mais informações: (19) 3413-5212 e www.sinfonicadepiracicaba.org.br.