default logo

Manual de Instruções de Telhas de Aço

 

Prezado cliente,
para que a qualidade e características originais das telhas se mantenham inalteradas é necessário que sejam seguidas as recomendações abaixo:

Cuidados durante o manuseio

1. Esteja sempre protegido com equipamentos de segurança (luvas) durante o manuseio das telhas.
2. Ao levantar uma telha, cuidado para não transmitir compressão à mesma, evitando assim deformação em seu perfil.
3. Caso seja necessário caminhar sobre a cobertura de telhas, utilize uma tábua apoiada sobre terças.
4. Não golpeie as bordas e a superfície das telhas com equipamentos de manuseio.
5. Não utilize correntes ou cabos de aço. Recomenda-se o uso de cintas com proteção para evitar danificar as bordas laterais.

Cuidados durante a armazenagem

1. Guarde as telhas em local seco, coberto e ventilado.
2. Não havendo local coberto para armazenamento, proteja as telhas com lona. Certifique-se de que haja ventilação no ambiente. Em casos de locais não ventilados ou com pouca ventilação, retire a lona do produto por um período de tempo para se ter ventilação. Esse procedimento evita a condensação do material.
3. O empilhamento máximo permitido é de 1,20m de altura. A superfície de apoio das telhas deve ser horizontal e sem irregularidades para evitar que o material escorregue e danifique. Este empilhamento deve ser feito sobre calços de madeira, com no mínimo 15 cm do solo, distanciados no sentido do comprimento a cada 1 metro.
4. As telhas filme devem ser empilhadas de ponta cabeça, isto é, com o filme para cima.
5. Se for detectada umidade ou água nas telhas durante o armazenamento, enxugue de imediato a fim de evitar a oxidação.
6. Instale as telhas o mais rápido possível. Durante o período em que ficarem armazenadas, recomenda-se que se faça a inspeção desse material diariamente.

Cuidados durante o transporte, carga e descarga

1. Recomenda-se o uso de caminhão adequado e aberto. Quando o transporte for feito sob chuva, deve-se “lonar” a carga para evitar que molhe o material.
2. As telhas devem ser apoiadas horizontalmente em superfície lisa, livre de imperfeições e devem ser colocadas umas sobre as outras e presas de uma maneira que não deslizem.
3. Antes de descarregar, certifique-se de que as telhas tenham chegado perfeitas, conforme as recomendações do transporte.
4. Não descarregue sob chuva.
5. Nunca deve-se erguer uma telha através da aba e pingadeira, seja nas extremidades ou nas laterais.

Cuidados durante a montagem

1. Se a obra tiver duas águas opostas deve-se iniciar a cobertura simultaneamente, em ambos os lados, assim haverá coincidência das ondulações na cumeeira (alinhamento).
2. O assentamento das telhas deve iniciar-se sempre no sentido contrário ao dos ventos predominantes na região, sempre da beira para a cumeeira.
3. Efetue a fixação de hastes sempre nas ondas altas e a fixação de parafusos sempre nas ondas baixas.
5. No sobrepor das telhas, para um melhor acabamento, devem ser usados os parafusos de costura (1/4 x 7/8), com espaçamento de, no máximo, 50 cm.
6. O deslocamento do pessoal sobre as telhas deve ser feito sobre tábuas apoiadas no sentido longitudinal das telhas e sobre três terças de apoio.
7. Remova as limalhas provenientes das perfurações ou cortes, evitando, desta maneira, o início de um processo precoce de corrosão.
8. Para suspender as telhas até a cobertura utilize ferramentas apoiadoras (balacins).
9. Para que ideal fixação e sem vazamentos, recomenda-se a utilização de parafusadeira com controle de torque e a quantidade correta de parafusos.
10. Para garantir um acabamento perfeito na instalação das telhas forro, é fundamental acertar o acabamento da parte inferior da telha antes de fazer a fixação dos parafusos na parte superior.
11. Para perfeito acabamento na instalação das telhas filme, recomenda-se que as sobras laterais do filme sejam dobradas para cima entre as telhas.


Left Menu Icon